30 anos
1980-2010

Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.

COLABORAÇÕES . 30 anos
DESTAQUES . 30 anos

Roxigénio - "Roxigénio" (1980)


Análise feita por Júlio Marques* em 2010 (nos 30 anos do boom)


 

"I got shit for you teacher"

 

É desta maneira que começa o álbum que coloquei no topo do Top dos Lps nacionais que mais me marcaram da década de 80 do panorama nacional (ver AQUI), não foi fácil a escolha perante bandas de maior nome tais como Xutos, UHF, GNR ou Rui Veloso.

A minha escolha recai sobretudo pela dificuldade no lançamento de um Lp com estes contornos, muito Rock, muito Hard, muito Heavy mas também com muito de Blues. Tivessem uma melhor produção, a guitarra e a bateria surgem pouco fortes e este Lp teria muito mais reconhecimento do que o que tem hoje.

Cantado em inglês pouco perfeito pelo animal de palco que era António Garcez (ex Psico, Arte & Oficio entre outras) mas marcando bem a sua posição nas vocalizações e vários tons empregues, chegando a sensualizar com gemidos a sua musica, no entanto aquele que mais destaco neste registo é a complexidade e extrema perícia de um dos melhores guitarristas nacionais, falo de Filipe Mendes, faziam ainda parte da banda José Aguiar no baixo e José Eduardo na bateria ambos com um bom desempenho nos seus instrumentos, oiçam a faixa faixa "Fly".

A verdade é que este registo chegou bem mais tarde do que o desejado cá a casa e com o tempo a passar parece tornar-se bem mais áudivel e soando dia para dia muito á frente para a época que foi lançado.

Se eles cantavam 

" For i´m a rock n´ roll man
Yes i am, a rock n´roll man" (na musica Rock N´Roll Man)

Se pudesse responder diria

Yes you are, for sure

Em tempos Garcez disse numa entrevista "Roxigénio estão 20 anos á frente de Rui Veloso", como ele parecia ter razão.

* Júlio Marques é autor do website Culto do Vinil.

Roxigénio – "Mr. Double Cross"

Roxigénio – "Bureaucratic society"

X