1980-2010
Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.
ALARME – Carlos Cavalheiro
ANÍBAL MIRANDA
DA VINCI - Pedro Luís Neves
FERRO & FOGO – João Carlos
FRODO
GNR – Vítor Rua
GRUPO DE BAILE – Carlos Manuel Tavares
HERÓIS DO MAR – Carlos Maria Trindade
IODO – Jorge Trindade
LENA D'ÁGUA
LUÍS PEDRO FONSECA
PIZO LIZO – Mário Pimenta
ROCK & VARIUS – Midus
SALADA DE FRUTAS – Moz Carrapa
TAXI – Rodrigo Freitas
TÓ NETO
TRABALHADORES DO COMÉRCIO – Sérgio Castro
UHF – António Manuel Ribeiro
ANDRÉ NASCIMENTO > António Manuel Ribeiro teve um papel mais preponderante na música do que o Rui Veloso
ARISTIDES DUARTE (2) > e foi um frenesim… | UHF - À Flor da Pele
CARLOS VILAFANHA > recordo pela positiva as noites passadas no Rock Rendez Vous
J. SOARES > tempo único e irrepetível
JOÃO CARLOS CALLIXTO > foi uma época de excessos
JORGE ÁLVARES > novidade de ouvir pela primeira vez rock cantado em português
JORGE RESENDE > o rock cantado em português, das memórias mais presentes
JÚLIO MARQUES (2) > tardes e noites fantásticas passadas no Rock Rendez-Vous | Roxigénio - "Roxigénio"
PAULO RAMOA > começo a ouvir música moderna em português
Roxigénio - "Roxigénio" (1980)
Análise feita por Júlio Marques* em 2010 (nos 30 anos do boom)
"I got shit for you teacher"
É desta maneira que começa o álbum que coloquei no topo do Top dos Lps nacionais que mais me marcaram da década de 80 do panorama nacional (ver AQUI), não foi fácil a escolha perante bandas de maior nome tais como Xutos, UHF, GNR ou Rui Veloso.
A minha escolha recai sobretudo pela dificuldade no lançamento de um Lp com estes contornos, muito Rock, muito Hard, muito Heavy mas também com muito de Blues. Tivessem uma melhor produção, a guitarra e a bateria surgem pouco fortes e este Lp teria muito mais reconhecimento do que o que tem hoje.
Cantado em inglês pouco perfeito pelo animal de palco que era António Garcez (ex Psico, Arte & Oficio entre outras) mas marcando bem a sua posição nas vocalizações e vários tons empregues, chegando a sensualizar com gemidos a sua musica, no entanto aquele que mais destaco neste registo é a complexidade e extrema perícia de um dos melhores guitarristas nacionais, falo de Filipe Mendes, faziam ainda parte da banda José Aguiar no baixo e José Eduardo na bateria ambos com um bom desempenho nos seus instrumentos, oiçam a faixa faixa "Fly".
A verdade é que este registo chegou bem mais tarde do que o desejado cá a casa e com o tempo a passar parece tornar-se bem mais áudivel e soando dia para dia muito á frente para a época que foi lançado.
Se eles cantavam
" For i´m a rock n´ roll man
Yes i am, a rock n´roll man" (na musica Rock N´Roll Man)
Se pudesse responder diria
Yes you are, for sure
Em tempos Garcez disse numa entrevista "Roxigénio estão 20 anos á frente de Rui Veloso", como ele parecia ter razão.
* Júlio Marques é autor do website Culto do Vinil.






