30 anos
1980-2010

Em 2010, nos 30 anos sobre o boom, foram publicadas 18 entrevistas, 3 destaques e 9 colaborações de escribas da música nacional. Fica aqui esse registo/memória.

COLABORAÇÕES . 30 anos
DESTAQUES . 30 anos

VÍTOR RUA – Entrevista em Maio de 2010

Vítor Rua está ligado ao início dos GNR (Grupo Novo Rock), gravando com a banda dois singles e um álbum. Ainda esteve ligado a discos do António Variações e Manuela Moura Guedes, quer como produtor, quer como autor. Com os Telectu, projecto que desenvolve com Jorge Lima Barreto, segue um novo caminho fora do rock e mais dedicado à música de improviso. Ainda desenvolve projectos na área do rock – como os PSP – e envolve-se com os GNR numa disputa legal quanto ao nome da banda.

António Luís Cardoso

Image
GNR em 1982 (Vítor Rua à esquerda)
(foto extraída do blog: invictaindiearts.blogspot.com // 2019)

As memórias que ficam são as das aventuras de viagem e os nossos concertos

1. Sendo uns ‘miúdos’ à época, os GNR sentiram-se os donos do mundo com o sucesso?

Enquanto eu estive nos gnr não havia tempo para ter esses pensamentos pois estavamos sempre a trabalhar.

 

2. Volvidos tantos anos sobre o ‘boom do rock português’, que memórias restam?

Eu nunca ouvi nem gostei de rock feito em portugal. nunca tive nem comprei nenhum disco. por isso as memórias que ficam são as das aventuras de viagem e os nossos concertos.

 

3. O ‘boom’ precisa de pai? E será o Rui Veloso ou António Manuel Ribeiro?

Se por "boom" entendes "rock" então nem um nem outro o são...


4. Os Telectu podem ser considerados uma banda nascida do ‘boom’, das suas cinzas ou nada disso?

Os Telectu sempre foram à parte de seja lá o que for e muito menos tinhamos a ver com o rock feito em portugal...

 

5. E hoje, qual a música moderna portuguesa que merece ser ouvida?

Com esse nome, nenhuma!

Sê um GNR

GNR – "Hardcore (1º Escalão)"

X